Outubro chegou e com ele inicia uma das campanhas mais importantes do ano, o “Outubro Rosa”. O movimento começou em 1990, com a Corrida para a Cura, em Nova Iorque e, mobiliza anualmente pessoas e entidades em todo o mundo para alertar as mulheres sobre os perigos do câncer de mama, com ações de conscientização sobre a importância do autoexame e diagnóstico precoce.
“O câncer de mama é o mais incidente na população feminina mundial e brasileira, excetuando-se os casos de câncer de pele não melanoma. Por isso, oriento e acompanho todas as minhas pacientes, para que realizem frequentemente o autoexame, além do acompanhamento médico, com a realização da mamografia”, explica a dermatologista Dra. Flávia Villela.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), no ano de 2020, foram diagnosticados no Brasil, cerca de 66.280 novos casos de câncer de mama. Isso quer dizer que a cada 100 mil mulheres, 62 podem ter a doença. Em média 2 milhões de mulheres são diagnosticadas com câncer de mama no mundo.
“Se o câncer for diagnosticado na fase inicial, pode reduzir significativamente a necessidade da retirada dos seios (mastectomia). Por isso a importância da campanha Outubro Rosa”, finalizou Flávia Villela.
Comentários